O que é remédio, princípio ativo, fármaco e medicamento?

Um REMÉDIO é qualquer coisa que possa fazer bem. Um chá pode fazer bem. Um medicamento pode fazer bem ou um abraço, que também pode fazer bem. Comumente chamam-se de remédios, os medicamentos.

O PRINCÍPIO ATIVO é a substância que existe na composição do medicamento, responsável por seu efeito terapêutico. Também pode ser chamado FÁRMACO. Em medicamentos fitoterápicos, são também chamadas de fármacos as folhas das plantas dessecadas.

E MEDICAMENTO é um produto industrializado, podendo conter um ou mais princípios ativos com ação terapêutica comprovada, associado a outros adjuvantes a fim de promover uma melhor conservação, liberação ou absorção dos princípios ativos. Os medicamentos podem ser em diversas FORMAS FARMACÊUTICAS, que é a maneira como está inserida a substância. São formas farmacêuticas: comprimidos, cápsulas, soluções, géis, pomadas, cremes, adesivos transdérmicos, supositórios, óvulos vaginais, entre outros.

About these ads

Sobre cianoferreira

Farmacêutico, graduado em 2010 pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente trabalhando como farmacêutico assistente. Ver todos os artigos de cianoferreira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: